Os animais sempre foram alvos do meu respeito e também da minha admiração. Não digo isso porque a maioria deles é fofinho, engraçadinho e bonitinho e sim, porque eles possuem uma energia e um amor incomparáveis a maioria dos seres humanos.
Eu sinceramente não entendo como a grande maioria das pessoas se sentem superior a um "animal". Primeiro eu não entendo como conseguem se enxergar em um grupo isolado, como se não fossem tão animais quanto os cães, gatos, macacos e etc. Em segundo lugar, não compreendo como não percebem a dinâmica do nosso planeta: todos os seres vivos, todos os elementos interligados de forma harmônica em uma teia infinita de relações.
Infelizmente esta falta de sensibilidade dos humanos influenciada por diversas culturas e religiões destrói diariamente nossas relações com os animais nos tornando seres cada dia mais isolados e sem harmonia alguma com o meio ambiente.
Estudo na FURG há bastante tempo. Me formei em Geografia e agora estudo Direito, então circulo por aqueles corredores há quase 9 anos e convivo diariamente com todos os animais abandonados que vivem por lá, sendo que muitos deles são abandonados pelos seus donos no Campus, outros vão até lá em busca de comida e alguns eu acho que sempre estiveram por lá.
Sei que existe um grupo na FURG denominado Bicharada que teria por objetivo recolher os animais, castrá-los e desenvolver projetos de adoção. Porém, acredito que ele não é capaz de dar conta de todos os animais que aparecem no Campus, até porque muitas pessoas largam filhotes por lá achando que serão cuidados. Então, é obrigação do todos nós auxiliamos na reversão da atual situação dos animais abandonados.
Algumas manifestações que percebo no Campus com referência aos animais da FURG são cartazes solicitando que as pessoas não deem comida aos animais. A justifica é que eles em alguns momentos brigam e podem machucar alguém. Ok. Isso é verdade, animais brigam por comida quando estão completamente varados de fome mas sinceramente, a solução não é uma campanha que estimule a morte dos animais por inanição. É preciso uma política séria da Universidade para conscientizar a população sobre a posse responsável dos animais, estimular a castração e a adoção. Até porque a Universidade Pública tem a obrigação de orientar e amparar a sociedade em seus problemas, e este, sem dúvida é um problema social.
A solução não é sacrificar os animais, não alimentá-los ou escorraçá-los. É preciso encarar o problema e não ignorá-lo e no mínimo, a FURG sendo uma Instituição Pública de Ensino com verbas vindas até da Lua para a Construção desenfreada de prédios pelo Campus; construção milionária de um oceanário e com verbas também milionárias para o tratamento de Pinguins, deveria dar um tratamento digno aos cãezinhos que já fazem parte da comunidade universitária.
Muitas pessoas que circulam pelo Campus são como eu, alimentam e dão carinho aos peludos, mas infelizmente só isso não resolverá o problema, por isso resolvi criar este blog com a intenção de catalogar e divulgar os animais que circulam pelo Campus com a finalidade maior de conseguir um lar para eles.
Aceito a colaboração de todos para as divulgações.
Se o blog ajudar ao menos um animal eu já estarei feliz.
Quem for estudante, funcionário ou professor da Universidade e quiser mandar alguma foto de algum cãozinho do Campus fique a vontade em mandar para o meu e-mail: mirellemoran@yahoo.com.br para fazermos a divulgação.
Na semana que vem já providenciarei as fotos de alguns cãezinhos!
Contarei com o apoio de outras Ong´s da Cidade, como a Bicharada RG para a divulgação dos peludos para adoção.
Pesamento Positivo e tudo dará certo!
Como não me orgulhar de ter vc como amiga??? Menina linda por fora, aliás uma das mais lindas, e por dentro esse coração humano e guerreiro. Menina que não se acomoda, que não lamenta, mas que busca soluções.
ResponderExcluirTe admiro e te amo cada vez mais Mi, sabes que dentro do que eu for capaz, estou contigo.Estarei indo mais cedo , durante a tarde em função de uma bolsa e poderei tirar umas fotos.
Bjks e muita sorte nessa maravilhosa iniciativa.
Nelinhaaaa amada!!!
ResponderExcluirMuito obrigada pelas palavras.
Sei que estamos juntas nesse barco... sei que também não te acomodas. Fica a vontade para tirar algumas fotos e me mandar. Hoje a tarde já tirei de dois cães... mas ainda faltam muitos. ;)
Obrigada pelo interesse.
Amoooo tu!
Beijão
Oi, Mirele
ResponderExcluirO projeto Bicharada da FURG se propõe a promover o tratamento ético da população de animais domésticos abandonados no Campus Carreiros e, desta forma, preservar a segurança da comunidade acadêmica. Promovemos ações que orientem sobre a posse responsável e que incentivem o controle da população de animais domésticos errantes, assim como aqueles domiciliados nas redondezas do campus. Ou seja, o nosso objetivo não é apenas " recolher os animais, castrá-los e desenvolver projetos de adoção." Podes consultar a nossa página (www.bicharada.furg.br), que está um pouco desatualizada.
Por outro lado, apoiamos a iniciativa de vocês de encaminharem os cães para adoção, esta é uma função muito importante e necessária. Estamos a disposição para auxiliar no que vocês precisarem, como transporte e alimentação. Nisia Krusche, do Programa Bicharada da FURG e coordenadora do Projeto Jogo Animal.
Quanto ao projeto bicharada da furg, eu achei que estava desativado porque o blog está desatualizado e porque tentei entrar em contato com a Alice algumas vezes e não consegui. Porém, nos últimos meses consegui contato com ela e até informei sobre algumas cadelas que estavam no cio circulando pelo campus e ela prontamente deu um jeito de recolhe-las para a castração. Depois de algumas semanas vi uma delas no campus já castrada. Sei da ótima iniciativa do projeto... e eu sou apenas mais uma colaboradora que de pouquinho em pouquinho pretende ajudar. Sei que não resolveremos todos os problemas dos animais abandonados mas aos poucos espero ver pequenas mudanças na sociedade. Obrigada pelo apoio.
ExcluirA solicitação é de que os animais não sejam alimentados junto às áreas de alimentação (CC e RU). Não há qualquer problema de alimentá-los fora dos prédios em outros locais. E cachorros brigam por muitos motivos, além de comida, especialmente por dominação, mesmo quando eles não estão varados de fome.
ResponderExcluirEu já fui impedida de alimentar alguns animais no estacionamento do pav. 2. A porteira do pavilhão me informou que eles tinham ordens expressar para proibir a alimentação dos animais. Mesmo assim continuei levando ração.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDe tempos em tempos há uma tentativa inepta e sempre mal sucedida de evitar que os animais sejam alimentados, por pressão sobre as pessoas que podem ser facilmente demitidas, como os porteiros. Por outro lado, existe uma portaria da universidade que coloca claramente que os animais não podem ser alimentados dentro dos prédios, enquanto a proibição nas áreas de alimentação é da vigilância sanitária. Acho legal tentarmos incentivar o cumprimento destas normas (a segunda é quase impossível, eu sei) e delatarmos quem decumpri-las.
ResponderExcluir