DOE!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Esperança para o Feijão...

Feijão ainda aguardando ajuda
Andar pelas ruas de nossa cidade ainda é uma tarefa muito difícil para todos aqueles que gostam de animais. Vê-los atirados pelas ruas, vítimas dos descaso humano e da falta de amor, corta o coração de todos que enxergam o valor que os bichinhos têm.
O caso do Feijão não foi diferente. Ele foi encontrado na entrada da Furg com diversos ferimentos, muito magro e com medo. 
O Feijão não ficou ferido e doente de um dia para o outro, ou seja, muita gente deve ter passado por ele ao longo de muitos dias e deve ter ignorado o sofrimento desse pobre animal. 
Muitas pessoas sensibilizadas com a situação no Feijão nos mandaram fotos e pediram ajuda para ele. Infelizmente, como todos já sabem, não podemos recolher todos os animais que aparecem abandonados ou machucados, não temos espaço, não temos dinheiro e não temos mais tempo para cuidá-los. 
Feijão indo para a Casa de Passagem
Quando acontece um caso como o do Feijão recorremos a pessoas de bem que possam acolher o animalzinho até que se recupere. Felizmente após alguns dias de sofrimento pelas ruas conseguimos através dos parceiros da Bicharada RG uma casa de passagem para o nosso amigo Feijão. 
No mesmo dia em que chegou no seu Lar Temporário, o Feijão recebeu a visita do Veterinário Guilherme Magroski que o diagnosticou com Esporotricose (infelizmente já esperávamos por esse diagnóstico). 
Para quem não sabe a Esporotricose é  uma micose provocada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii. Chega a afetar os vasos linfáticos, a pele e até a alguns órgãos internos, como o pulmão, ossos e cérebro.O fungo encontra-se instalado na vegetação e entra no organismo através de rupturas na pele.
O Tratamento da Esporotricose se dá  normalmente com o uso do Itraconazol, que é o medicamento que mais apresenta resultado e o mais tolerado pelos felinos. O processo de recuperação é longo e, no caso do Feijão, está estimado em aproximadamente 4 meses.
Receita do Vet. Guilherme
O Itraconazol é um remédio relativamente caro e precisaremos de ajuda financeira para manter o tratamento do nosso pretinho. Em média uma caixa com 10 comprimidos custa em média R$ 40,00 (Com o desconto das farmárcias, porque se fossemos computar o preço real o valor ficaria por volta de R$ 90,00), o Feijão necessita tomar um comprimido por dia e por aí percebe-se o quanto iremos gastar. 
Alguns dos gastos com medicamentos
Contamos mais uma vez com a ajuda de todos para que o tratamento do Feijão possa ser concluído. Somente com ajuda fazemos e poderemos continuar fazendo esse nosso trabalho de formiguinha.

As doações podem ser feitas pela Vakinha:
ou através de depósito bancário na conta 
BANCO DO BRASIL
 AG: 2694-8
Conta: 24461-9.

A prestação de contas de todo o dinheiro arrecado (como sempre) será postado aqui no blog e também na nossa página no facebook. Obrigada a todos e torçam pela recuparação do Feijão.


Saiba mais sobre a Esporotricose http://www.sosfelinos.org.br/esporotricose.htm
Acesse nossa página no Facebook: www.facebook.com/bicharadauniversitaria

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Caos em Rio Grande

Não é novidade que a cada dia que passa existem mais e mais animais abandonados e em situações críticas em Rio Grande. Mas hoje fiquei chocada (ainda mais) com o que presenciei.
Recebemos uma denúncia de que diariamente são abandonadas diversas ninhadas e diversos cachorros no lixão. E fomos (eu, Nathália e o namorado dela) ver a situação.
A começar que o lixão tá cada vez pior e mais podre... e os cães... :(
Contamos 27 cães por onde andamos, sendo que desses, 4 cadelas estão prenhas, achamos 2 filhotões e tem uma ninhada com 5 filhotes de aproximadamente 1 mês. E as condições deles? PÉSSIMAS. A sarna tornou-se algo comum entre eles...Os funcionários tentam fazer o que podem, mas não é nem perto do que eles precisam. Fomos bem recebidas por todos e eles conversaram conosco. Eles tentam, mas não conseguem fazer muito.
Vi que eles se sentiram esperançosos com a nossa visita. Vi que eles colocaram em nós, mesmo que por um minuto, a esperança de mudar essa situação.
Mas a coisa tá feia. Foi nos dito por um dos funcionários que a estimativa são de 80-90 animais. Sim, 80-90 animais em péssimas condições.
E o pior são os animais que estão adentro pelos morros de lixo, onde não conseguimos nem ter acesso. Soubemos que esses cães estão se tornando selvagens, e dia após dia, novas ninhadas vem e vão e não conseguimos nem chegar perto pra mudar essa realidade. Esse mesmo funcionário nos disse que pegaram 2 cachorros desses selvagens com muita dificuldade, mas não adiantou muito. E diariamente ninhadas são esmagadas pelos caminhões, queimadas acidentalmente, quando não morrem de inanição.
Foi algo muito triste. Saí de lá sem forças e me sentindo uma inútil, pois não há o que eu sozinha consiga fazer...





Filhote da ninhada 1

Filhote da ninhada 1

São uma dupla de sapecas.
As duas estão para adoção!






Filhotes da ninhada 2. São 5 ao total




Essa é a água dos filhotes

Tudo sujo :/









E enquanto eu e a Nathália pensávamos o que fazer, ao menos com as ninhadas, encontramos essa senhorinha... Arisca, sofrida, judiada da vida difícil que tem levado há tempos. E ao chegar bem pertinho para ao menos alimentá-la, vimos que ela não tem um pedaço da pata. No mínimo ela foi atropelada e com muita sorte sobreviveu.. Mas e agora? Como dormir depois disso?
A Nathália não sossegou até conseguir pegar a cadela, e pra isso ganhou umas boas mordidas. Enjambramos um local pra manter e dar um jeito nela, ou pra curar ela, ou dar um fim digno.
Amanhã ela irá a um veterinário e depois vamos ver que rumo tomamos.
Em breve posto notícias e provavelmente pedidos de ajuda!
Torçam por essa lindinha!







Olha o tamanho da crueldade e sofrimento dessa
bichinha...



E esse foi o presente de grego que encontramos nela




Ela estava muito arisca e não
conseguimos achar outra maneira
de retirar ela desse lugar imundo


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O nosso Amendoim...

 Olá pessoal! Venho aqui mais uma vez trazer notícias do nosso amigo Amendoim. 
Sabe que olhar é este da foto ao lado? É o olhar de quem está melhorando a cada dia e de quem agradece por toda a ajuda recebida.
A evolução dele está ótima, a ferida que antes estava com o osso exposto hoje já está quase toda com carne nova. Todos os dias vamos vê-lo para trocar o curativo e aplicar a medicação e podemos notar o avanço dele a cada dia.
Se antes ele era um cão quieto e sem aquele brilho no olhar, hoje ele já demonstra toda a sua gratidão abanando a cola quando nos vê, e late de felicidade quando estou preparando a comida dele no prato. 
Além da ferida que o levaria a morte em poucos dias se não fosse resgatado, o Amendoim estava somente pele e osso. Hoje já não contamos todas as costelinhas dele... e notamos que está muito mais saudável e disposto.
A recuperação do Amendoim só está sendo possível graças as doações de vários amigos da página. Agradeço imensamente a todas as pessoas que colaboram para que animais como ele sejam salvos. 
É estranho não conhecer o rosto, a voz e as vezes nem o nome das pessoas que nos ajudam tanto... mas conhecemos o coração de vocês... e sabemos que é cheio de amor.

O local onde o Amendoim está não é ideal para a sua plena recuperação. Neste local ele fica acorrentado e passa muito tempo sozinho. Ele necessita de uma lar temporário onde ele possa ter mais espaço, interagir mais e assim se recuperar plenamente. Se você pode acolhe-lo entre em contato, se conhece alguém que possa nos avise. Nos responsabilizamos por toda a medicação e toda a alimentação dele no período em que estiver em um Lar Temporário se recuperando. Não sabemos ainda quanto tempo ele precisará seguir o tratamento, mas creio que precise ficar sob cuidados por mais um mês.
Depois do tratamento, se ninguém quiser adotá-lo, o nosso Amendoim voltará para as ruas. Infelizmente não temos como resgatar e ficar com todos os animais que ajudamos.
Se você quer um cão amigo, de porte grande e que é um bom "segurança" para o quintal entre em contato conosco e adote o Amendoim. Depois de todo o sofrimento que ele passou ele merece ter um final feliz.