DOE!

terça-feira, 22 de março de 2016

Você conhece a sarna demodécica?

Essa doença é causada por um ácaro (no caso de cães é o Demodex canis) e é de caráter inflamatório (ou seja, está relacionada com a imunidade do animal). O ácaro fica localizado nos folículos pilosos (de onde saem os pelos), mas também pode, ocasionalmente, ser encontrado nas glândulas sudoríparas (produção de suor) e sebáceas (produção de sebo). Esse ácaro na verdade está presente em todos os cães, mas nem todos desenvolvem a sarna. Mas e como a doença ocorre afinal?
A doença é genética. Os cães que desenvolvem a sarna demodécica apresentam um sistema imune deficiente, o qual é incapaz de combater esse ácaro, e essa deficiência vem da mãe. Ou seja, não é uma doença contagiosa.
Muitos fatores podem predispor a manifestação da doença, dentre eles o estresse, cio, gestação, privações diversas (sede, fome, abandono e intempéries), cirurgias, transportes, mudanças ambientais, perda de companheiros humanos ou peludos e doenças debilitantes como câncer, dentre outros fatores.
E como funciona o tratamento? São diversos os medicamentos que podem ser usados, e isso vai ser avaliado por um médico veterinário. No tratamento convencional , a doramectina (Dectomax) e a moxidectina (Cydectin) são os mais eficazes e com menores efeitos colaterais imediatos (via oral e a duração pode ser de até 5 meses).
Essa sarna ela pode, na maioria dos casos, ter recidivas e um novo tratamento deve ser iniciado. Porém existem casos em que o animal pode apresentar a cura. De qualquer maneira, um tratamento efetivo para essa doença requer um ambiente limpo, onde o animal sofra o mínimo possível de estresse (frio, fome, medo) e receba muito amor.
Na FURG atualmente estamos com dois filhotes que estão com sarna demodécica. Já estamos medicando eles, mas obviamente o ambiente que eles se encontram não é o ideal para tratar de uma doença imune, onde o menor estresse pode atrasar todo o tratamento.
 Pensando nisso estamos a procura de um Lar Temporário (ou definitivo) que esses pequenos consigam realizar seu tratamento e ficarem bons logo.
Que tal você abrir seu lar pra cuidar de um desses bebês? Em troca irás ganhar com certeza muito amor e carinho.
Nós do Bicharada Universitária nos responsabilizamos em fornecer a ração e medicação dos pequenos.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário